sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Para que servem as bonecas?


Quando nascem as nossas filhas, antes mesmo delas comerem sua primeira alimentação sólida já lhes damos “filhos” para elas cuidarem, mas negamos isso aos nossos filhos homens. Tem sido assim há muito tempo, com raras exceções. E por que negamos isso a eles? Por que lhes negamos o direito de aprender a ser pessoas mais sensíveis, mais amorosas? Por que lhes negamos o direito de aprenderem a amar os filhos que um dia poderão ter?


Quando dissemos aos nossos meninos coisas como: “menino não brinca com bonecas”, “menino não brinca de casinha”, “menino não chora”, “menino não dança assim”… desgraçadamente estamos dizendo a eles para continuarem a ser uma geração insensível, uma geração que nao consegue sequer conceber a possibilidade de um homem ter uma enorme sensibilidade, generosidade e pureza de sentimentos tão conflitantes com a nossa realidade que só podemos olhar para esse homem e achá-lo completamente bizarro, excêntrico e totalmente fora dos padrões…

Estamos desgraçadamente dizendo a nossos meninos e meninas que a pureza de sentimentos não existe mais, que qualquer adulto que se aproximar de uma criança é uma pessoa perversa, porque nós simplesmente nao acreditamos mais na possibilidade de existir um homem adulto que realmente queira apenas brincar de fantasias inocentes com uma criança.

Quando dissemos aos nossos meninos que eles não devem brincar com bonecas, estamos desgraçadamente matando a inocência e a pureza que há nesse pequeno ser. Porque ele simplesmente não pensa nas coisas profanas que nós adultos pensamos. Eles não vêem o mundo da mesma forma que vemos. Quando um menino de três anos pega a roupa da mãe para brincar, por exemplo, ele não está pensando em se tornar uma ‘drag queen’ quando crescer… Ele simplesmente está pensando: “estou me divertindo muito hoje…”

São as nossas perversões e maldades que nos fazem dizer a esse garotinho que ele está errado em entrar no quarto da amiguinha, também criança, e ambos fazerem a maior bagunça com as fantasias  de carnaval que ela tem guardada numa caixa… Quando esse garotinho decide brincar de casinha ou bonecas com a irmã... Eles simplesmente não estao pensando que são homens ou mulheres fazendo coisas que homens e mulheres não deviam fazer, eles simplesmente estão sendo crianças inocentes fantasiando qualquer coisa no seu mundinho e somos nós quem poluímos isso… somos nós que apresentamos um mundo perverso a eles.

E eu não quero mais ter que assistir a um garotinho inocente e tão pequeno levar bronca da mãe, porque ele estava fazendo a coisa mais errada do mundo ao pegar uma boneca e brincar com sua amiguinha…

E eu não quero mais ver o olhar tão confuso desse garotinho, sem saber a razão pela qual foi arrancado da sua brincadeira e arrastado daquela "casinha" porque estava fazendo algo que ele nem sabia que era errado.

Eu não quero mais ver esse garotinho chorando tão dolorosamente, sem entender o que aconteceu.

Eu apenas queria dizer a ele que ele não fez absolutamente nada de errado, ele simplesmente está sendo arrancado da sua inocência e estão apresentando a ele um mundo cheio de inversões de valores.

Mas eu fiquei calada, não podia interferir na educação de um filho que não era meu, e apenas chorei com ele, sem poder lhe dizer o tamanho da minha indignação, sem poder lhe explicar a insanidade do nosso mundo…

Mas eu não quero mais ver nenhum outro garotinho tão confuso e triste.

E eu não vou mais me calar, eu vou dizer aos garotos: Vão… vão lá!
Brinquem… brinquem do que quiserem e por favor não abandonem tão cedo as suas bonecas!
Por favor não se tornem péssimos pais!

29/07/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário