sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Caminhos


“Ninguém pode construir em teu lugar
as pontes que precisará passar para atravessar o rio da vida.
Ninguém, exceto tu e só tu.
Existem por certo atalhos sem números,
desvios e semi-deuses que se oferecerão para levar-te além do rio,
mas isso te custaria a tua própria vida.
Tu te hipotecarias e te perderias…
Existe no mundo um único caminho por onde tu e só tu podes passar.
Onde leva?
Não pergunte.
Segue-o!”
Nietzsche

***



Às vezes precisamos deixar para trás as lembranças - mesmo as boas - e seguir em frente. Muitas vezes nos sentimos presos a sentimentos e pessoas que há muito tempo já tomaram outros rumos. Elas simplesmente não fazem mais parte do nosso convívio, da nossa rotina e, muitas vezes, nem da nossa vida.
O assunto já foi encerrado, a conta foi paga, cada um tomou uma direção e a gente acaba nem se dando conta disso.
As pessoas - todas elas - apenas passam pela nossa vida. Umas se demoram mais, outras menos e outras menos ainda, mas todas elas passam.
Quando elas se vão, algumas, deixam um vazio enorme. Um vazio que precisa ser preenchido com a nossa própria existência, pois ao final dessa caminhada, não importa quantas pessoas passaram pela tua vida e nem o que aprendeu com elas, você chegará sozinho ao teu destino.
Isso significa que por mais que as relações humanas sejam importantes, precisamos nos concentrar em nós mesmos e não nos perder de vista. Somos nosso único companheiro de uma vida inteira.
Ter a consciência disso não significa retirar-se do mundo e muito menos não se envolver com as pessoas. Mas procurar usar esse período de convivência da melhor forma possível. Extrair aprendizados, virtudes e tentar tirar o melhor de nós mesmos.
Madre Teresa uma vez disse “sempre que sair da presença de alguém, deixe-a se sentindo melhor por ter estado com você, pois você não sabe se um dia tornará a vê-la.”
Eu sempre penso nessa frase. Sei que preciso me empenhar mais para mostrar o meu melhor. Não tenho feito isso e sei que está errado. Eu tenho uma dificuldade enorme para me expressar. Preciso me concentrar mais nisso. Muitas vezes digo coisas que não diria se tivesse pensado melhor. Faço coisas que não faria se tivesse medido as consequências.
Não pretendo me justificar aqui, mas apenas procurar corrigir esses defeitos enquanto posso. Sei que não somos perfeitos e acredito que estamos aqui justamente para nos melhorarmos.
Chegamos sós e voltaremos sós e entre nossa chegada e partida, apenas nos iludimos que estamos acompanhados.

13/10/2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário