quinta-feira, 24 de maio de 2018

Gratidão

gratidão
substantivo feminino 
1.qualidade de quem é grato.
2.reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.; agradecimento.
3.Em um sentido mais amplo, pode ser explicada também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona.
Sempre ouvi que "depois da tempestade sempre vinha o tempo de bonanças". O que eu nunca havia imaginado é que poderia viver a bonança bem no meio da tempestade. A vida, às vezes, te coloca de frente a circunstâncias que você jamais cogitou um dia viver. Hoje foi um desses dias: o pior e o melhor.

Como vocês sabem estou há quase um mês realizando exames e mais exames para saber o estadiamento do nódulo cancerígeno que se alojou no meu seio esquerdo. Nesse ínterim fiz  tomografia - do pescoço até a pelve-, mamografias, ultrassons, biópsias, imuno-histoqúimica e um exame chamado cintilografia óssea. Tudo isso para definir o tipo do tumor, qual o receptivo e o que poderá curá-lo, se havia ou não outros tumores e o mais angustiante de todos: se o tumor primário havia ou não se espalhado. Foram dias e dias de intensa angústia e espera. 

Hoje passei mais um dia no IBCC. Peguei os exames que faltavam e passei na análise e pré-operatório. Enquanto esperava o médico me chamar, não me contive e abri os exames. Primeiro li a contra prova da biópsia original, que confirmava as informações e características observadas no laboratório anterior. Até ai tudo bem, nada de novo! Quando comecei a ler a imuno-histoquímica (sem entender absolutamente nada) começou o meu sofrimento. Quanto mais eu lia a palavra "positivo" mais eu me desesperava. Positivo para estrógenos, positivo para progesterona, HER2, etc... comecei a chorar. Na minha cabeça tinha que estar tudo negativo e não estava. 

Resolvi então abrir a cintilografia óssea e antes de terminar de ler o laudo já estava em prantos. Totalmente ignorante sobre o conteúdo do laudo que estava lendo: "...alta concentração de rádio-farmáco (contraste) apontam lesões ósseas nos ombros, clavículas, coluna e pelve...". Desesperada, imaginei o pior quadro possível e comecei a chorar compulsivamente. Só pensava naquelas lesões todas espalhadas pelo meu corpo e pensava: "o que eu vou fazer agora? Como vou me livrar disso tudo? Como eu fui fazer isso comigo? Vou deixar o meu filho tão pequeno sem mãe?". O desespero tomou conta de mim completamente e chorei, sem o menor constrangimento, na frente de dezenas de pessoas, como nunca havia chorado em toda minha vida. No meio dessa situação a médica da equipe me chamou.

Já entrei no consultório dizendo: "Dra. eu abri todos os exames, já li tudo, está tudo espalhado por todo meu esqueleto!". E ela calmamente me falou: "Você não devia ter aberto os exames. Eu vou analisá-los todos e depois vou te explicar tudo. Mas é bom que você saiba que nem tudo o que parece é o que você possa estar imaginando. Enquanto ela analisava os exames eu olhava as fotos do meu pequeno e chorava desesperadamente. Até que ela terminou de ler os exames e me falou: "Eu olhei os seus exames e em lugar nenhum se sugere que há metástases nos seus exames.". Nesse momento eu me senti igual aquelas crianças que choram compulsivamente e do nada simplesmente param de chorar e começam a ouvir. Só consegui dizer a ela: "você, jura?".

E a médica continuou: Olha, o que aparece aqui na cintilografia são "LESÕES DEGENERATIVAS OSSEAS", que podem ser causadas por envelhecimento ou traumas. Se fossem suspeitas de metástases estaria escrito: "sugestivo de LESÕES POR TUMOR SECUNDÁRIO!" Dai ela me mostrou os outros exames e disse: "não há nada nos órgãos, os linfonodos não estão alterados em nenhuma parte do seu corpo (se o tumor tivesse espalhado seria o primeiro indício).  Em seguida ela disse que ia chamar o Dr. Andrade (responsável pela equipe) e juntos iriam olhar todas as imagens dos meus exames e analisá-las junto com a médica que fez o laudo e em seguida me dariam um diagnóstico.

Minutos depois eles retornaram, avaliaram minunciosamente o nódulo, os linfonodos das axilas e então o Dr. Andrade me disse: "olha suas lesões são causadas por envelhecimento, são lesões compatíveis com a sua idade.". Eu já vou encaminhá-la pra os exames pré operatórios, mas vou pedir uma nova tomografia ampliada da pelve, apenas para confirmar o meu diagnóstico (por excesso de zêlo apenas e para você se sentir mais confiante), mas já posso te adiantar que o protocolo provável será o seguinte: cirurgia - mastectomia total da mama esquerda, porque o nódulo está bem no meio, atrás do mamilo na junção dos quadrantes da mama e por precaução vamos retirar todo o tecido e fazer a reconstrução imediata da mama. Vamos retirar um linfonodo, que será analisado por biópsia na hora e se não houver células cancerígenas nesse linfonodo terminamos a cirurgia aqui. Depois serão as sessões de quimio e rádio e depois o tratamento com hormônios. E então me passaram todos os exames pré-operatórios que tenho que fazer para a próxima etapa.

Hoje mesmo já comecei a fazer os exames. Amanhã faço mais dois e na outra semana o restante dos exames e consultas com o cardiologista e anestesista. No dia 07/06 retorno com todos os exames para agendar a cirurgia ou, na pior das hipóteses, reavaliar o protocolo.

Foi nesse instante, que chamei de "alívio imediato", que comecei a agradecer. Mais que isso, comecei a compreender verdadeiramente o que é se sentir grato. O que é ter verdadeira GRATIDÃO, por absolutamente tudo: pela vida, pelos meus filhos e marido, pela equipe médica, pelos amigos que estão me apoiando. Então, me peguei agradecendo até mesmo o improvável. Eu estava ali agradecendo pelas minhas lesões degenerativas ósseas não serem lesões de tumor secundário. Naquele instante eu agradeci de alma e coração por ter lesões degenerativas. Agradeci pelas dores nas costas e ombros serem dores de envelhecimento. Eu agradeci por estar envelhecendo e não morrendo. Agradeci com todo meu ser por tudo e todos. Absolutamente todos que eu conheço e que, de alguma forma, estão pensando em mim nesses últimos dias. Agradeci à Deus, ao Universo, à vida, às orações, as vibrações, as torcidas, as palavras de conhecidos e desconhecidos que chegaram até a mim em algum momento e disseram: "você vai conseguir!".

Ainda falta muito, muito mesmo para a minha jornada terminar. Na verdade o tratamento sequer começou pra valer ainda, mas eu já consegui estar completamente agradecida. Agradeci pelo tumor ser positivo para os hormônios, agradeci pelo HER2 (com 2 positivos) não ser um triplo negativo (assim que descobri que o negativo seria pior porque o tumor não responderia aos hormônios que vão me curar). Eu nunca, em toda minha existência, nem por um segundo, imaginei que um dia agradeceria por estar com um carcinoma ductal invasivo grau histológico I e HER2. Mas eu agradeci a isso hoje. E agradeci a tudo quanto consegui me lembrar que eram coisas boas que eu tenho na minha vida. Agradeci até mesmo o fato de que vou perder completamente o meu seio esquerdo e ficarei por um ano inteiro com um extensor dentro de mim. Mais que isso: eu agradeci por tudo que vou passar. Agradeci as sessões que quimio que farei, os cabelos que perderei, as radioterapias que irão queimar profundamente a minha carne. agradeci aos hormônios que vou tomar, por pelo menos 5 anos, e agradeci profundamente pela possibilidade de, no final desses 5 anos, eu poder ouvir: "você está curada!"

Essa foi uma das lições que aprendi hoje: SER VERDADEIRAMENTE GRATA!
Não que eu fosse ingrata, nunca achei que sou ingrata, mas hoje eu descobri o que é ser grata até pelas coisas mais complicadas e difíceis que já tive que enfrentar na vida. E a maior gratidão de todas que eu estou sentindo nesse momento é por não estar mais desesperada de medo de deixar os meus filhos e o meu marido. Por ter conquistado de volta a esperança, a fé e a confiança de que eu realmente vou sair dessa situação.

Hoje não vou pedir que continuem orando, vibrando ou torcendo por mim. 
Hoje eu digo a vocês:

OBRIGADA por orarem por mim!
OBRIGADA por vibrarem por mim!
OBRIGADA por torcerem por mim!
OBRIGADA por vocês existirem.

foto: shutterstock free

4 comentários:

  1. Ainda bem que vc está positiva e consegue ver a luz no fim do túnel. Isso não é fácil. A mente cura o corpo .Continue assim, vai dar tudo certo .Nunca se leve pelo desespero , de nada adianta (fácil de falar né ?) . Viva o hoje e aproveite . Aproveite cada momento. Independente de ter um diagnóstico de alguma doença ou não, todos devemos viver o dia de hoje como se fosse o mais importante .não se deixar levar pelas coisas corriqueiras e chatisses que todos nós encontramos no dia a dia .mais sim, viver, viver e viver . Olhar pra vida da forma que uma crianca vê a lua pela primeira vez e sabe que é a lua . Nunca vou me esquecer do olhar do meu filho quando ele percebeu o quanto a lua é bonita. Aliás, foi a primeira palavra dele. Lua...lua... E nesse momento eu estava com ele no estacionamemto do pronto socorro pois ele estava super gripado. Mais por um momento me esqueci de tudo, das tristezas, preocupações e anseios. Procure a beleza nas pequenas coisas .Sempre procure algo positivo ou bonito em um estranho .Uma palavra positiva vindo de alguém que não conhecemos pode ter um impacto tão grande , capaz até de mudar a vida ou o dia daquela peasoa. Viva o hoje .Respire fundo e aproveite sua vida, sua família e seus amigos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Suzane! Você é um desses anjos lindos que entrou na minha vida por causa desse momento que estou vivendo. Obrigada de todo coração por tudo.

      Excluir
  2. Sem palavras. lágrimas de alívio pelas boas novas, pelo seu animo , e pela emoção de tê´la como amiga.Beijos e sempre sempre rezando por você.

    ResponderExcluir
  3. Por isso que eu te amo e te admiro tanto!!! Obrigada meu Deus pela vida da minha primeira amiga de infância!!!!

    ResponderExcluir