sábado, 12 de maio de 2018

As etapas do medo - II

"Medo é um estado emocional que surge em resposta a consciência perante uma situação de eventual perigoA ideia de que algo ou alguma coisa possa ameaçar a segurança ou a vida de alguém, faz com que o cérebro ative, involuntariamente, uma série de compostos químicos que provocam reações que caracterizam o medo." por significados

Ontem busquei o resultado de alguns exames no IBCC. A mamografia, como já era de se esperar, veio com um laudo de Birads 2 - que significa: achados não malignos - Não há evidencia de nódulos, mesmo tendo um nódulo palpável de 2,3 cm que aparece no ultrassom e na tomografia.

Eu me revesti de coragem e abri o resultado da minha tomografia. Eram cinco páginas repletas de palavras incompreensíveis, mas, diante das informações que eu já tinha, em uma olhada rápida estava tudo bem. Nenhum órgão mais seriamente comprometido. No exame de tórax aparece o nódulo mamário medindo 2,3 cm, discreto espessamento inespecífico  bilateral nas axilas (provavelmente a cicatrização da exerese de mamas acessórias que fiz em 2014 - quando tirei duas glândulas mamárias das axilas). Estruturas ósseas torácicas íntegras, vasos com calibre preservados sem evidências de alteração de linfonodos, traqueia e brônquios livres. Oba! Até aqui nada de novo.

Pulmão: micronódulo inespecífico sem calcificações evidentes e restante do parênquima (tecido) normais e sem evidência de derrame pleural. Uma rápida olhada no google e: é muito comum achados de micronódulos (menor que 0,5 mm) nos pulmões, até ai tudo bem. Seja o que for é menor que 0,5 mm não será uma complicação maior, desencanei.

Fígado: dimensões e contornos preservados, pequena área apresentando esteanose focal - gordura - (provavelmente pelas toneladas de salame, queijo e produtos industrializados que comi até meados de fevereiro). Nada complicado tratável apenas com mudança de alimentação (que já estou fazendo). Veias porta e hepáticas normais. Ufa!

Vesícula biliar: normodistendida, sem evidência de cálculos, apresentando discreto espessamento que pode estar relacionado a adenomiomatose (relacionado à endometriose já diagnosticada anteriormente), nada preocupante.

Baço, pâncreas e adrenais de aspecto habituais. Maravilha!

Rins: dimensões e contornos preservados, eliminando simétrico e satisfatoriamente o meio do contraste aplicado, sem evidência de hidronefrose ou cálculos (Obaaaa! As três pedrinhas que eu tinham sumiram - vejam a postagem "beba água"! ). Meus rins queridos me perdoaram e estão lindos.

Aorta e veia cava inferior normais.

Bexiga: paredes de espessuras normais conteúdo homogêneo. Tomar água faz um bem enorme!

Útero e ovário direito de aspecto tomográfico habitual - tudo normal (Obaaaaaaa! meu endometrioma de 1,9 cm detectado ano passado sumiu - sem que eu precisasse tomar o anticoncepcional que o médico tinha receitado e eu tive medo de tomar). Ovário esquerdo com formações císticas (nada de novidade). Tudo bem até aqui!

Pequena hérnia umbilical (que deve estar ai desde que eu era um bebê).

Não há evidência de líquidos e alterações de linfonodos na cavidade abdominopélvica. Ufa, ufa, ufa! Sem alterações de linfonodos, significa: sem indícios de metástases, nos órgãos.

Até ai tudo bem, tudo muito bem mesmo, nada preocupante, nenhum outro nódulo significativo em outros órgãos. Mas, espera...

Antes da última linha que diz: restante do exame sem alterações significativas, tá escrito assim:

"Lesões escleróticas inespecíficas no corpo vertebral L2 e no osso púbico direito." Num primeiro momento não dei importância para esse achado, pensei: "ah! deve ser por algum esforço que fiz correndo semana passada e meu quadril começou mesmo a doer no lado direito."

Depois, com calma fui pesquisar exatamente o que isso significava, e... pá!

O que é uma lesão esclerótica? Quando digitei no google apareceu lá uma lista gigante todas começadas com: "tumores, lesão tumoral, células cancerígenas que se espalham..." Aquele maldito frio na barriga de novo! Li e reli vários sites confiáveis sobre o assunto e descobri, entre outras coisas que pode ser causada por uso de drogas (que nunca usei na vida), excesso de consumo de minerais (será?) e metástase de câncer originado em outro local, como câncer de mama, de próstata ou tireoide. Outras: podem ser causadas também por lesões que contraíram os ossos, por exemplo, a osteoartrite e osteoma. (menos preocupantes).

Pronto! Lá vem de novo o monstro horroroso do M.e.d.o!

Achei que ia ter paz depois de saber que não há nenhum nódulo significativo nos meus órgãos, mas não. Agora vou ficar apreensiva até sair o resultado da cintilografia óssea que vou fazer na terça, dia 15/05. Mais medo de metástase, mais medo do meu tempo estar acabando, mais coragem e força que vou ter de arrancar de dentro de mim mesma.

Chorei, chorei e quanto mais eu chorava mais dor eu sentia na costela esquerda e no quadril. Tomei remédio pra dor e nada. Chorei no banho, chorei abraçada ao Diego. Ouvi as considerações, sempre tão oportunas dele, me acalmei um pouco.

Tentei dormir e não consegui. Tudo de novo: olhei meu filho dormindo e sofri, senti um pavor enorme de não estar aqui mais muito tempo para cuidar dele. Chorei muito olhando ele dormir. 

No meio da madrugada comecei a raciocinar melhor: a dor que estou sentindo é nas costelas e no quadril. No exame diz: "Estruturas ósseas torácicas íntegras" (essa dor na costela deve ser por causa do nódulo no seio) e "Lesões escleróticas inespecíficas no corpo vertebral L2 e no osso púbico direito" (ok tudo bem, essa dorzinha no quadril pode ser por causa disso, mas eu sinto essa dor na região lombar desde quando a Bia nasceu - há 25 anos). Mesmo assim não consegui dormir mais que duas horinhas. Resolvi vir escrever aqui para me ocupar.

As pessoas não fazem ideia do que é estar com um câncer. Eu não fazia ideia do quanto é difícil passar por todas essas etapas. Lendo o blog da Marcia Cabrita, em uma das postagens ela diz que: "mais difícil do que se sentir 'a coitadinha' é querer se sentir a incrível e corajosa o tempo todo". Por mais que você se esforce, realmente é impossível se manter forte e confiante o tempo todo. Cada dia acontece algo novo que te tira do lugar comum. Que te enche de medo ou de confiança. Estou aprendendo que você precisa se alimentar de coragem todos os dias. Eu amanheço bem, mas no final do dia parece que as energias vão se esgotando e então começo a pensar demais, chorar e sofrer. É nessa hora que eu faço a minha meditação e tento expulsar os meus monstros todos. Normalmente consigo uma sobrecarga de energia e um pouco mais de paz para dormir (ouvindo as músicas relaxantes que a Adriane Soares, lá de Campinas, me indicou), tem funcionado bem, mas essa noite não.

Agora estou aqui, 8 da manhã, meio anestesiada de sono e cansaço, mas decidi não sofrer mais por antecipação, se é que isso é possível. Vou tentar esperar o resultado da cintilografia óssea, que é o único que vai poder me responder e esclarecer minhas dúvidas e medos. Vou tentar não pensar mais nisso até receber o resultado desse exame.

Orem por mim,
Vibrem por mim,
Torçam por mim,
Enviem suas melhores energias para mim.

Beijo todos!




fotos: shutterstock free / divulgação site vida















Nenhum comentário:

Postar um comentário