sábado, 5 de maio de 2018

Beba Água!

Para quem está acompanhando as minhas postagens, já deu para perceber que, por mais que a gente queira, não tem como ter uma vida 100% equilibrada: uma alimentação perfeitamente saudável, viver sem medicamentos (e seus efeitos colaterais), sem poluição, sem agrotóxicos, sem estresse, etc...

Realmente não tem como. Mas nós podemos e devemos desenvolver ações que minimizem esses impactos na nossa vida. Procurar comer melhor, não consumir excessivamente alimentos que podem nos fazer mal ou bebidas alcoólicas, não fumar, praticar exercícios físicos e beber muita água , são bons exemplos disso.

Não temos como viver de forma livre e totalmente saudável, mas a notícia boa é que o nosso corpo, quando funcionando adequadamente, é perfeito! Ele foi capacitado para nos defender e nos livrar das toxinas que a vida cotidiana nos impõe. Para isso ele só precisa ser bem cuidado, bem alimentado e hidratado. Um organismo bem hidratado leva, através do sangue mais oxigênio para as células, o que faz com que os órgãos, que vão destoxificar nosso corpo - como os rins, intestinos, fígado, por exemplo - funcionem perfeitamente.

Se você não toma água o suficiente, como eu fiz a vida inteira, os seus rins e fígado não vão eliminar as toxinas, o intestino não vai funcionar como se deve e por sua vez não vai eliminar o excesso de hormônios do seu corpo, através das fezes. E olha que nem é tanta água assim que você precisa tomar. A OMS recomenda que tomemos 8 copos de água por dia: 

1 ao levantar em jejum ;
1 no meio da manhã ;
1 antes do almoço;
1 depois do almoço;
1 no meio da tarde;
1 no final da tarde;
1 depois do jantar;
1 antes de deitar.

Não seria difícil - levando em conta que moramos num país abençoado com muita água potável -  bastaria abrir a torneira, no meu caso já com filtro acoplado, mas acreditem eu tomava no máximo 1 ou 2 copos d`água por dia. Achava que tomando mais 1 ou 2 xícaras de chá ou alguns copos de suco "natural" (de caixinha) estava fazendo o suficiente.

Não estava!

Chás, sucos, refrigerantes e afins, não substituem a água. Esses tipos de líquidos são apenas (principalmente bebidas industrializadas cheias de conservantes) algo a mais para o pobre rim ter que destoxificar.

Eu passei anos e anos maltratando os meus rins. Sobrecarregando-os de impurezas, sem nem ao menos dar à ele água suficiente para que ele pudesse funcionar bem. E meus rins mandaram alguns recados: em 2002 produziu 3 cálculos extremamente dolorosos, que me fizeram sofrer um bocado e em 2015 tive uma preocupante infecção renal. Pedidos de socorro, não ouvidos, dos quais meu rim se recuperou e continuou desempenhando seu papel. Nem assim eu mudei meus hábitos. Quando meus rins chiavam eu melhorava por uns tempos, mas assim que a minha saúde se restabelecia, voltava a fazer como sempre.

Se eu tivesse tomado água suficiente, meus intestinos não teriam funcionado tão mal durante boa parte da minha vida. Sofria com constipações frequentes. Meu intestino também me mandava recados quando ir ao banheiro era sempre algo difícil. A falta de água no meu organismo era como uma terra árida no meu intestino. Justo o órgão que teria eliminado todo o excesso de hormônios que eu estava consumindo ano após ano tomando anticoncepcional à base de hormônios.

Certamente a minha pele, minha garganta e sistema respiratório não seriam tão secos se eu tivesse consumido ao menos 8 copos de água por dia e talvez eu nem tivesse tido tantas crises de rinite e nem precisado de inalações e todos os antialergênicos que usei durante tanto tempo, sobrecarregando ainda mais meu organismo.

Faz apenas 4 meses que resolvi mudar meus hábitos todos e entre eles passei a tomar mais água. À princípio porque queria emagrecer e há pouco mais de um mês, quando descobri o câncer, porque quero me curar e viver. Nesses poucos meses em que resolvi, de verdade, fazer a coisa certa, não tive mais nenhuma vez problemas intestinais. O meu rim esquerdo, que volta e meia estava dolorido, nunca mais doeu. E nem mesmo as constantes crises de rinite não têm mais acontecido. Tomás e Diego pegaram um resfriado esses dias, mas agora que estou cuidando melhor da minha imunidade e hidratação, não adoeci, mesmo tendo tomado conta deles. A minha urina não é mais aquela concentração amarelo vivo de odor forte que era antes.

Durante toda minha vida, volta e meia ouvia:  Beba Água! E eu nunca segui esse conselho. E é essa a responsabilidade que tenho com a minha doença.

E hoje eu digo a você, que acompanha o meu blog e a minha jornada: BEBAM ÁGUA! BEBAM MUITA ÁGUA!

Orem por mim,
Torçam por mim!

Um beijo afetuoso.

Sugestão de trilha sonora: Isso - Titãs (clique e ouça)

letra:

Introdução: "O pior cego é aquele que não quer ver. Sem conservantes e 100% natural. Cada um é seu próprio animal. Você pode ser a namorada do Brasil, de novo pra você, algo que você nunca viu."

Isso!
Que acontece com a gente
Acontece sempre
Com qualquer casal
Isso!
Ataca de repente
Não respeita cor
Credo ou classe social

Isso! Isso!
Parecia que não ia
Acontecer com a gente

Nosso amor era tão firme
Forte e diferente
Não vá dizer
Que eu não avisei você
Olha o que vai fazer
Não vá dizer
Não vá dizer
Que eu não avisei você
Olha o que vai fazer
Não vá dizer
Não adianta mesmo reclamar
Acreditar que basta
Apenas se deixar levar

Isso!
Que atrapalha nossos planos
Derrubou o muro
Invadiu nosso quintal

Isso!
Passam-se os anos
Sempre foi assim
E será

foto: shutterstock free


Nenhum comentário:

Postar um comentário