quinta-feira, 3 de maio de 2018

Dia 1

Hoje foi a minha primeira consulta. Uma das coisas que já deu para perceber: o IBCC vai ser a minha segunda casa. Cheguei às 08:00 e sai de lá às 13:00, para voltar amanhã e ficar o dia todo fazendo os exames.

A consulta foi muito boa, mas ainda não muito esclarecedora - como já era de se esperar. Não obtive mais nenhuma informação além das que eu já tinha. Não tem como saber absolutamente nada antes de pegar os resultados dos exames. Só então vou saber, de verdade, o estágio da minha doença. Tudo indica, pelos exames já realizados, que existem boas chances de não haver metástases, mas o médico só vai poder me afirmar isso depois de me virarem do avesso.

Sai do consultório com uma papelada imensa - de pedido de exames - achando que isso iria demorar muito. Mas, quando a médica, da equipe do Dr. Andrade, bateu um carimbão vermelho vivo escrito "estadiamento" em cada uma daquelas guias, os caminhos todos se abriram imediatamente. Ainda pela manhã já comecei a fazer os exames. Amanhã faço mais dois, dia 9 mais um, dia 11 levo as lâminas da minha biópsia para contra prova, dia 15 a cintilografia e no dia 24 avaliação pré operatória e o retorno. Depois disso tudo - mais vinte dias - finalmente ele vai me dizer como será e começar o meu tão sonhado tratamento.

Hoje foi apenas o primeiro dia  e já fiquei exausta!

A equipe do hospital, todos, muito atenciosos e os médicos foram bem práticos: "não tenho como te dar nenhuma informação além das que você já tem.". Eu já esperava por isso. A boa notícia é que terei mais vinte dias para bombar o meu sistema imunológico e continuar me organizando para que a minha cura aconteça da forma mais tranquila e com menos sofrimentos possíveis.

Enquanto eu esperava para fazer a mamografia - outra - num aparelho mais sofisticado, uma senhorinha me viu quase careca e veio falar comigo: "Filha, o seu cabelo já começou a nascer? Caiu na sua quimio? Sabe, eu comecei a quimio e ontem meu couro cabeludo coçou e ardia muito e meus cabelos começaram a enozar e cair ". Eu expliquei para ela que ainda não comecei o tratamento, mas que preferi cortar logo, bem curtinho, porque fatalmente irá cair. Disse que ela deveria fazer o mesmo, assim evitaria esse sofrimento que ela está passando -  do cabelo todo embolado e caindo. Ela me olhou incrédula pela proposta que eu estava lhe fazendo e disse: "Imagina, eu sou do Templo de Salomão! Jesus nunca que vai deixar meu cabelo cair!". Ela saiu antes que eu dissesse qualquer coisa. Fiquei pensando muito na frase que a Patrícia Figueiredo (a minha guru) sempre escreve no blog dela: "a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional...". E eu escolho não sofrer além do necessário.

Com esse tempinho que ganhei, antes de começar pra valer o tratamento, vou aproveitar para colocar em prática as recomendações valiosíssimas da minha nutricionista - um presente maravilhoso que a minha amiga Michele Lot me deu ao ter me apresentado à Suzane. Uma querida super do bem que fez nutrição no Canadá, onde mora há 20 anos, e surgiu como um anjo para me ajudar nessa batalha - completamente desinteressada. E ela entende muito, muito mesmo, de nutrição e oncologia. Nem sei como, e se um dia, poderei agradecer a esse apoio, essencial para reverter a minha situação. Uma ajuda incrível para o meu organismo se restabelecer, me curar e prevenir que outros tumores apareçam. Ainda estou respondendo a um questionário gigantesco que ela me fez, ainda vou ter que fazer uns exames, antes que ela entenda como eu produzi esse câncer, me passe as recomendações e elabore o meu cardápio da regeneração, mas já deu para perceber (apenas respondendo as perguntas dela) onde foi que eu errei, mas que posso reverter isso.

Depois do dia 24, quando eu tiver as respostas todas, acho que tudo vai encontrar o seu lugar e eu vou poder me concentrar só na minha cura, sem essa ansiedade de não saber ainda tudo que preciso.
Amanhã a minha jornada continua: tenho ultrassom às 10h e tomografia geral às 15h. Será mais um dia inteiro no IBCC. Mas vou estar preparada, munida de livro, músicas, lanchinhos saudáveis e as boas vibrações das pessoas que me amam.

Continuem orando por mim,
Continuem torcendo por mim.

Beijos todos!

foto: divulgação hospital IBCC

2 comentários:

  1. QUERIDA SUA FORÇA É IMPRESSIONANTE, SUA FÉ E DETERMINAÇÃO .PRINCIPAIS REMEDIOS PARA A SUA CURA E CONTE TAMBEM COM MINHAS ORAÇÕES, SE PRECISAR COMPANHIA, UMA MOTORISTA, FAZ CONTATO; BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ví! Ainda tô esperando a sua visita, senti falta de vocês no aniversário do Tomás.

      Excluir