quarta-feira, 25 de abril de 2018

Por que é tão difícil falar do câncer?

Depois que recebi o meu diagnóstico percebi que algumas pessoas têm muita dificuldade de falar sobre isso. Alguns por receio de incomodar, outros por não saber o que dizer e outros ainda por medo.
Eu também me sentia muitas vezes sem saber o que dizer para alguns amigos, que passaram ou estavam passando por isso. Eu tinha um receio muito grande de perguntar algo e acabar chateando a pessoa. Sei lá, ela poderia estar lá tentando se ocupar de outros assuntos pra esquecer e de repente eu iria lembrá-la. Não queria ser eu justamente a pessoa que iria perturbar a sua paz.
Desde que publiquei o meu relato e quando informei minha família e amigos mais próximos notei o quanto é difícil para algumas pessoas falarem comigo sobre o assunto. O meu "problema", a minha "enfermidade" ou minha "luta", nunca o meu "câncer". Muitos queridos que eu sei que gostam de mim simplesmente não conseguiram me dizer alguma coisa. Alguns se afastaram completamente, outros assumiram não ter nem o que me dizer e outros ainda (que sempre falavam comigo) simplesmente sumiram.
Eu queria dizer para vocês queridos do meu coração. É que está tudo bem: me procurar e falar sobre o assunto ou também não dizer nada sobre isso. Podemos falar de outras coisas ou podemos falar sobre o meu câncer.
Eu estou bem, estou bem informada e sei bastante sobre o que está acontecendo no meu corpo, como será complicado o tratamento e também que muito do que eu achava saber sobre câncer estava errado ou era um mito.
Quero que saibam que podem falar comigo se quiserem. O meu período do "luto" já passou e a partir do momento que você aceita a sua doença perde completamente o medo dela. E que também está tudo certo se não quiserem falar comigo sobre isso. Podemos falar de todas as outras coisas que falávamos antes. Só não sumam, por favor.
Um beijo muito carinhoso.
Postado no facebook - 23/04/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário