quarta-feira, 25 de abril de 2018

Eu não recebi uma sentença de morte!

Eu tenho recebido algumas mensagens lindas de alguns amigos me dizendo o quanto o modo como estou encarando esse período que estou vivendo tem, de alguma forma, ajudado outras pessoas. Me disseram para fazer um blog ou algo assim (isso agora está bastante complicado para mim), mas eu também estou sentindo uma necessidade imensa de dividir com vocês as minhas grandes descobertas e quem sabe ajudar outras pessoas que estejam enfrentando situações parecidas.
Quem me conhece bem sabe o quanto eu adoro conversar (e escrever) então eu estou sempre postando textões. Então vamos lá... Para quem tolera um textão e quiser me acompanhar, na medida do possível vou postar aqui tudo que tenho aprendido sobre a doença e a melhor forma de enfrentá-la.
Em primeiro lugar quero dizer para vocês:
EU NÃO RECEBI UMA SENTENÇA DE MORTE!
Eu li outro dia a seguinte frase: "Um câncer não é o seu corpo tentando te matar. Um câncer é o seu corpo pedindo socorro!". Isso fez muito sentido pra mim. Eu recebi um diagnóstico ruim, não uma sentença de morte. E até onde sei, existe possibilidade entre 50 e 80% de chances de me curar completamente. Eu tinha apenas 20% de chances do meu tumor ser maligno e era. Isso são simplesmente estatísticas. Mas, mesmo assim, se existir 0,001% de possibilidade de que eu me cure completamente e definitivamente, é uma possibilidade e eu me agarrarei à ela.
Isso é a parte técnica da coisa. Porque na verdade as possibilidades de cura podem ser de 100%.
Eu tenho lido e tenho ouvido relatos incríveis de curas completamente inexplicáveis. Por exemplo uma matéria que li da BBC de pessoas que se curaram de tumores com metástases sem quimioterapia, o tumor simplesmente desapareceu depois que o paciente teve uma pneumonia. Outra moça que descobriu um tumor no útero ao mesmo que se descobriu grávida. Ela decidiu ter o bebê e depois cuidar do tumor. Só que quando o bebê nasceu o tumor não existia mais. Eu tenho ouvido histórias de amigos, de pessoas que me procuram e me contam coisas incríveis e então eu digo a mim mesma: "Não seja covarde, olha o relato que você está ouvindo!".
Quando eu digo que decidi passar por esse caminho da melhor forma que eu puder. Eu digo isso com muita humildade. Por mais que as pessoas queridas me achem forte, corajosa, guerreira, etc... Na verdade a coisa não é bem assim. Eu sou até bem ansiosa, medrosa e excessivamente preocupada (mas até isso talvez esteja agora agindo em meu benefício). O que acontece comigo talvez seja o talento nato que tenho de consertar e remendar coisas. Diego me chama às vezes de "Adriana durepoxi". Tudo que quebra aqui em casa eu corro lá e remendo, costuro, colo, conserto. E agora estou 'me' remendando, me consertando.
É claro que estou morrendo de medo! É claro que acordo, às vezes, de madrugada e olho meus amores dormindo e choro de medo de deixá-los ou causar sofrimento para eles. Eu nem sei ainda a real dimensão da coisa. Nem passei ainda pela minha primeira consulta com o oncologista. Mas eu decidi não esperar parada. As primeiras perguntas que eu me fiz (no dia que percebi o nódulo) foram: "E agora? E se for algo ruim? O que eu posso fazer JÁ para ajudar a resolver isso?". E tenho me mantido nesse propósito: O QUE EU POSSO FAZER PARA ME AJUDAR A SAIR DESSA?
E tenho lido, pesquisado e descoberto que posso fazer muita coisa. Vou dizer aqui para vocês algumas dessas coisas:
1 - VOCÊ é a principal pessoa que pode te curar. De todos os relatos de curas incríveis que eu li ou me contaram. É unanimidade que as pessoas que se curaram, TODAS ELAS, queriam muito ser curadas e acreditavam muito nessa possibilidade;
2 - PESQUISE! Comecei a buscar e só pesquisar sobre casos de sucesso. De pessoas que se curaram e como elas conseguiram. O que fizeram, como agiram, que tratamentos paralelos fizeram e principalmente como elas estavam psicologicamente;
3 - SE FORTALEÇA! Comecei a ir atrás de tudo o que eu podia fazer para me fortalecer: acompanhamento psicológico (que já fazia), acompanhamento nutricional (tenho amigas nutricionistas que nem sabia que eram), tratamento odontológico (é importantíssimo estar tudo em dia, porque uma gengiva inflamada - se não tratada- pode causar uma infecção durante a quimio), assistência espiritual (orações, palestras de autoconhecimento e aceitação), meditação (que tem me ajudado a encontrar equilíbrio e autoconhecimento) e conversas com pessoas que já passaram ou estão passando pelo mesmo para saber, de antemão, o que me espera de verdade e como posso me preparar para enfrentar a coisa;
4- SE OCUPE! A minha vida está uma loucura. A minha rotina continuou a mesma. Sou eu quem faço absolutamente tudo de casa e minha rotina já incluía: lavar, passar, cozinhar, limpar a casa, tomar conta do meu filho de 5 anos recém feitos, levar e buscar na natação e escola, ir ao mercado, pagar contas, correr 3x por semana no parque, terapia 1x por semana. Além disso tudo agora tenho que preparar minha refeições separadas, ir nas terapias todas e no dentista 3x por semana. Eu não tenho tempo mais para pensar besteira. Eu sou necessária! E quem é necessário supera muitas coisas. Minha avó é a maior prova disso (leiam o post sobre ela que fiz há dois dias);
5 - NÃO SE VITIMIZE! A melhor coisa que uma pessoa - em especial - fez por mim ( no momento que fiz o ultrassom e descobri que havia a possibilidade de malignidade no meu tumor) foi não ter me acolhido da forma como eu queria e achava que precisava. Se isso tivesse acontecido certamente eu teria mergulhado na autopiedade (já que até essa pessoa estaria com dó de mim). Eu não teria chorado profundamente, me levantado e dito a mim mesma: "É com você queridinha, ninguém vai te dar colo e nem fazer isso por você. É você quem vai ter de se cuidar.". Na hora foi um sofrimento absurdo, mas depois eu compreendi a necessidade daquele momento. Quando ninguém tem pena de você, você também deixa de ter e ai começa assumir verdadeiramente suas responsabilidades;
6 - NÃO TENHA MEDO DE SE EXPOR! Isso é algo muito pessoal e eu realmente posso entender que isso talvez não seja fácil - e não é! Mas no meu caso eu nunca tive muito problemas em dizer as coisas, em me abrir e em me expor de alguma forma. Quando decidi abrir e postar no facebook sobre a minha doença, eu só queria me livrar desse assunto. Satisfazer logo a curiosidade das pessoas e contar de uma vez para todo mundo - pra não ter que fazer isso muitas vezes - porque é exaustivo fazer isso. Mas o que aconteceu em seguida me deixou perplexa. As pessoas todas que eu conheço vieram me trazer, de verdade, seu apoio. Eu tinha decidido que nem ia ler os comentários e tal, mas quando resolvi ler o primeiro, algo incrível aconteceu.
7 - ACEITE O APOIO DAS PESSOAS! Uma vez eu li que "todo o bem que fazemos na vida, por menor que seja, ecoa na eternidade e volta para você". E eu pude sentir a verdade disso em mim mesma. Quando resolvi ler as mensagens de vocês a primeira que li já me deixou feliz. Em seguida me deparei com a mensagem da Lucelia. Ela falava sobre uma vez que dei a letra de um hino pra ela e que isso a tinha ajudado. Então ela estava me devolvendo aquele hino. Eu sequer me lembrava desse dia, não lembrava qual era o hino. Digitei lá no Google: "hino 33 da harpa cristã". E quando li a letra me emocionei muito. Chorei com a minha alma e me senti completamente acolhida pela frase: "Com Tua mão segura bem a minha e pelo mundo alegre seguirei. Mesmo onde as sombras caem mais escuras, teu rosto vendo, nada temerei". Aquilo teve um efeito imediato em mim. Era um pedaço do bem, minúsculo, que eu havia feito à alguém, lá em 1999, que estava voltando pra mim. E nesse momento decidi definitivamente "seguir alegremente pelo mundo e não temer". Então resolvi dar atenção especial a cada uma daquelas mensagens e responder uma a uma as 280. E eu já posso dizer: são elas que estão me sustentando! Cada uma, uma lembrança e um motivo para agradecer. E quando comecei a agradecê-las e a cada lembrança boa que me vinha - vivida com cada um de vocês - fui ficando cada vez mais forte e determinada a lutar e vencer;
8 - AJUDE! Eu estou sentindo um desejo imenso de ajudar, de falar para as pessoas todas as coisas que eu estou descobrindo e aprendendo. Cada descoberta, por menor que seja, me faz lembrar de alguém e dizer: "olha fulano isso vai te ajudar em tal coisa...". E tenho recebido tanto que eu realmente preciso retornar todo esse apoio, informação e aprendizado. Tenho o o dever de devolver tudo que tenho recebido para as pessoas. Eu tenho ainda muita coisa pela frente, mas estou guardando tudo (essas postagens aqui. por exemplo,são um meio de guardá-las) para depois arrumar uma forma melhor de divulgar as as informações todas;
9 - ALIMENTE-SE ADEQUADAMENTE! Desde o momento que percebi o nódulo a minha primeira preocupação foi em começar a me alimentar de forma adequada e auxiliar na cura, caso estivesse com câncer. E já tem 1 mês e 4 dias que estou comendo tudo que desacelera o desenvolvimento do câncer e deixei de comer, absolutamente tudo, que possa contribuir para a aceleração da multiplicação das células cancerígenas. Pode ser pouco o que estou fazendo, mas me sinto feliz de ao menos não estar mais alimentando o crescimento do meu tumor. Além disso, estou muito empenhada em aumentar a minha imunidade - tomando suplementos de vitaminas e comendo alimentos que auxiliam meu sistema imunológico. Quero estar o mais forte possível quando for fazer a quimio e também que o meu corpo tenha condições de começar a combater essas células "invasoras".
10 - EXERCITE-SE! Eu já tinha voltado a correr e me alimentar corretamente desde fevereiro. Modifiquei ainda mais a minha alimentação, de acordo com a dieta de quem está em tratamento de câncer, e não deixei de ir correr no parque 3 vezes por semana. E notei algo: quando vou correr melhoro muito meu ânimo e físico. Depois que recebi o diagnóstico o meu nódulo passou a doer e arder um pouco no fim do dia (talvez seja psicológico, já que até dias atrás eu não sentia nada, agora que sei que ele tá lá resolveu doer). E quando vou correr imediatamente me sinto melhor e o nódulo para de doer.
11 - CONECTE-SE com suas melhores lembranças: Eu corro ouvindo as músicas que eu gosto, principalmente anos 80, quando era adolescente e isso realmente me conecta com uma época totalmente despreocupada da minha vida. E tenho feito muito isso, tentado me conectar muito com a época que os meus seios estavam nascendo perfeitos e saudáveis e com a época em que amamentei meus filhos. Me manter conectada com essa vibração está tendo um efeito poderoso em mim. Eu sinto perfeitamente saudável quando estou conectada com essas lembranças - e sem saber a Regina, me deu um presente incrível me mandando duas fotos minhas aos 12 anos. No dia que ela me mandou as fotos e todas as cartinhas que eu escrevia para ela aos 13, 14, 15 anos, eu passei o dia todo nessa vibração de que meus seios eram e estão saudáveis. E lendo as cartinhas todas que ela me mandou eu li num cartãozinho a seguinte frase: "A verdadeira amizade é uma força infinita que surge em nossos caminhos quando dela precisamos.". E nem preciso dizer o quanto estou precisando agora dessa amizade.
12 - IMPORTANTE! SE INFORME SOBRE A DOENÇA: Não espere que alguém vá te dar todas as informações que você vai precisar. Isso pode não acontecer. É melhor você estar muito bem informada sobre tudo e chegar no médico e pedir orientação do que esperar que ele vá te dizer tudo. Eu fiquei sabendo de alguém muito querido e próximo que se foi com câncer porque não teve acesso a informações preciosas que poderiam ter salvo sua vida. Então estou me informando sobre tudo e fazendo uma lista imensa para perguntar ao médico o que procede e o que não procede.
Bom, por hoje é só pessoal!
Orem por mim,
Vibrem por mim,
Torçam por mim.

<3 div="">

20/04/2018 - Postado no facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário