segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Docetaxel, meu doce veneno!


Menos uma! É assim que as 'amigas de peito' que estão a mais tempo nessa batalha preferem contar. No último dia 29/08/18 fiz a minha primeira quimioterapia. A aplicação foi bem tranquila. Cheguei no hospital bem ansiosa, por mais que tivesse lido à respeito e me preparado bem não tem como não ficar um pouco nervosa. O tal medo do desconhecido. Diego estava do meu lado segurando minha mão.

Enquanto aguardava minha vez de ir para a sala de aplicações, conheci uma pessoa linda: Maria Helena. Ela já está há um bom tempo nessa caminhada e, mesmo ela estando visivelmente frágil, foi ela quem me acalmou, explicou como seria e me deu ótimas dicas. A Lena (como é chamada) tem um câncer de mama em grau bastante avançado, já fez 4 químios vermelhas (a mais forte de todas) e está na 3 terceira de uma série de 16 brancas, na tentativa de diminuir o tumor para então fazer a cirurgia. Conversamos bastante e me senti profundamente grata por tê-la conhecido. 

A aplicação foi bem tranquila. Não ardeu, não doeu, nenhuma reação imediata. Foi mesmo como tomar soro. Não fosse o meu nervosismo antes de iniciar teria sido ainda mais tranquilo. A infusão demorou 2h. Foram 15 minutos da medicação inicial: antialérgico e antienjoo e depois Docetaxel e na sequência Ciclofosfamina. A infusão terminou às 18h e não tive nenhuma intercorrência até a manhã seguinte.

Na verdade, até agora, cinco dias depois, as minhas reações foram até bastante leves: rubor na face e colo no primeiro dia, um pouco de cansaço, leves enjoos, leve dor de cabeça e com exceção de ontem que estive bem indisposta durante o dia, nada que me tirasse da rotina ou que me incomodasse muito. Ainda é muito cedo para saber de todas as reações: se os cabelos vão cair, se terei anemia, se vou ter fadiga, mas acho que ter me preparado bem para enfrentar tudo tem se mostrado eficiente. Vamos ver o que acontecerá nos próximos dias. Espero que os ventos continuem favoráveis.

Ontem passei o dia bem indisposta, com dores no corpo como se estivesse para ficar bem gripada. Tomei bastante água, reforcei a alimentação e me forcei a fazer uma caminhada no final do dia e, apesar das olheiras horrorosas que comecei a ostentar, eu melhorei consideravelmente depois da caminhada e hoje amanheci ótima. É claro que estou mais lenta, não estou abusando da boa sorte. Não dá pra levar a mesma rotina louca e acelerada que é a minha vida, mas estou conseguindo manter uma vida praticamente normal. Acho até que vou conseguir entregar logo algumas encomendas de crochet que estou devendo. 

Eu estou seguindo rigorosamente todos os conselhos da minha oncologista e de nutrição. Existem alimentos que pioram os quadros de reações quimioterápicas, então não estou comendo absolutamente nada que possa causar inflamações e estou fazendo uma assepsia invejável, diria minha boca está mais limpa que uma sala de cirurgias. São muitos os cuidados diários: medicação, higienização de tudo, caminhada, descanso, ingestão de 4 litros de água, mas estou dando conta de seguir tudo direitinho. São muitas recomendações, muitas mesmo: não pode fazer unhas, cabelo, depilação, tem que usar  hidratante e filtro solar até dentro de casa, porém a mais dolorosa dentre todas: "não pode comer comida japonesa!". Diego me deu uma farra gastronômica japonesa de despedida então até agora ainda não tá fazendo falta.

Eu preferi, dessa vez, não dar ouvidos ao Doctor Google, então não estou esperando pelas milhares de reações horrorosas atribuídas ao Docetaxel. Prefiro pensar nessa medicação como um doce veneno que está me deixando definitivamente livre e segura. Fecho os meus olhos e imagino o medicamento percorrendo cada uma das minhas células e fazendo uma faxina, me deixando limpa, livre e saudável. Então me sinto imensamente grata por ter essa oportunidade de ser tratada tão bem num lugar maravilhoso como o IBCC, que não desiste de nenhum de seus pacientes. A cada história de vida e superação que eu ouço, mais gratidão eu tenho por essa equipe maravilhosa que cuida de mim com tanto carinho.

Bem, essas foram as minhas primeiras impressões...
Espero que tudo continue bem. 
E vocês meus queridos continuem na torcida e em orações por mim.
Amo vocês.

#IBCC #CancerTemCura #CancerComLeveza #Quimioterapia #UmaMenos


foto: wikipedia / adriana mani

4 comentários:

  1. Maravilhosa! Que orgulho que eu tenho de vc, minha amiga! Ta tudo certo, vai ficar tudo bem! <3

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Amei:suas palavras,sua fé,sua perseverança,sua força,sua determinação Emocionei...
    Torço pela sua recuperação!
    Deus te abençoe e te proteja!
    Bjs de luz! 😘

    ResponderExcluir