quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Preparada e armada!

Depois do resultado da biópsia, que muito me deixou feliz, recebi na última terça o protocolo do meu tratamento. Mesmo tendo tido um resultado maravilhoso no exame a minha oncologista optou por fazermos uma químio adjacente (preventiva), por conta do meu histórico familiar. Eu já esperava por isso, pois existem muitos casos de câncer na minha família, e confesso que me senti bem mais segura sabendo que estou diminuindo ainda mais as chances de uma recidiva da doença. 

É claro que ter que passar por uma quimioterapia deixa qualquer um apreensivo e com um pouco de medo, algumas pessoas não te poupam de te contar histórias terríveis envolvendo quimioterapia, mas eu prefiro enfrentar logo tudo de uma vez. Melhor do que ficar feliz agora e ter que lidar com más notícias no futuro. Já que estou passando por isso agora é melhor ir até o fim e ter certeza de que estou fazendo tudo certo. 

A minha situação é bem tranquila, se comparada com outros casos, de pessoas que conheci recentemente e até de amigos que já passaram por isso. Eu já estou completamente livre do câncer. A quimioterapia que farei é apenas como prevenção. Serão 5 meses de tratamento, com a químio branca (considerada menos cruel que a vermelha) em uma dosagem até bem leve: duas medicações serão aplicadas por 1 hora cada. Considerando que há casos em que a pessoa fica até 8 horas sob infusão da medicação, acho que mais uma vez fui muito abençoada. É bem provável que tenha efeitos colaterais bem chatos (como queda de cabelos,  dores, e enjoos), mas acredito que por ser uma dosagem menor eu consiga enfrentar tudo de forma mais branda. A quantidade de medicação associada (acima) assusta um pouco, mas boa parte é apenas para assepsia e outra parte caso haja necessidade. É melhor estar preparada e não precisar do que precisar e não ter a medicação à mão.

Também estou preparando um novo plano alimentar com o objetivo de minimizar os efeitos colaterais e de acelerar a minha produção imunológica. Estou lendo muito sobre o assunto, pesquisando sobre como proceder para passar por tudo da melhor maneira possível. Depois eu venho contar para vocês como foi, se meus planos deram certo e como vou reagir.

Confesso que estou com mais medo dos efeitos emocionais (de ficar deprimida ou ter crises de ansiedade - que são possíveis efeitos da droga) do que dos enjoos, dores ou disfunções intestinais. Enfim, no dia 29/08/2018 às 13 horas estarei recebendo a primeira dose do meu abençoado defensor. E vou fazer como fazia quando era criança e minha avó passava Merthiolate (que ardia pacas) em algum machucado. Eu simplesmente fechava os olhos e pensava: "Isso não vai durar para sempre e quanto mais arder mais vai me curar!". 

Espero que eu seja uma daquelas pessoas que passam ilesas por uma quimioterapia, mas também estou me preparando para enfrentar com coragem tudo o que vier. Se arder e queimar (como li em muitos relatos) vou estar de olhos fechados pensando: "isso não vai durar para sempre e se tá ardendo é porque está me curando e me protegendo!".

Um beijo carinhoso a todos que me seguem aqui e não esqueçam:

Orem por mim, 
Vibrem por mim,
Torçam por mim e me desejem boa sorte.

#IBCC #QuimioComLeveza #Eu
EstouCurada

2 comentários:

  1. Vc é muito amada Adriana! Tudo já deu certo! 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que assim seja querida Fábia! Você é uma menina linda, em todos os sentidos, que eu tive a felicidade de conhecer ainda tão novinha, você devia ter uns 12 anos e hoje se tornou uma mãe, mulher e esposa exemplar. Feliz demais por ter você do meu lado. <3

      Excluir