quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Ser adolescente!

Esses dias recebi meu sobrinho e o amigo dele, que moram em Goiânia, que vieram para o show da Lady Gaga. Fazia algum tempo que não tínhamos adolescentes em casa. De repente nosso quarto de hóspedes ficou lotado de roupas, acessórios, sprays de cabelo e toda a parafernália que os adolescentes precisam para se produzirem. A casa se encheu de alegria. De uma vibração boa, de uma energia nova, que só um adolescente é capaz de produzir.

E fazia tempo, muito tempo, que eu não me lembrava mais como tudo é exageradamente importante e inadiável para eles. Foram pelo menos três dias em que os garotos não pregaram o olho. Uma noite inteirinha viajando, de ônibus. O ingresso custou caro demais, qualquer despesa extra foi cortada.

Qualquer pessoa, que não um adolescente - e principalmente se essa pessoa já tem quarenta anos e está grávida como eu -  iria querer mais que tudo nessa vida um bom chuveiro e uma cama. Não eles! Assim que os peguei na rodoviária do Tietê, foram falando: 

- Tia, a gente queria ir na Galeria do Rock e na Vinte Cinco comprar umas coisas, você pode nos levar?

Diego, meu marido, me olhou com cumplicidade e caiu na gargalhada. Foram umas quatro horas andando e esperando os garotos comprarem todos os apetrechos que precisavam. Depois disso, pensei eu: vão dormir a tarde toda. Ledo engano! Assim que chegamos em casa espalharam as coisas deles todas pelo quarto, tomaram banho e então começou um vai e vem pela casa:

- Tia você tem secador? Onde posso passar nossas camisetas? Tia você sabe onde fica o Hotel Tivoli da Alameda Santos? Tia você ajuda a gente colocar esse spray azul no cabelo?

 - Mas vocês já vão se arrumar? O show não é amanhã a noite?

 - Nós queremos ir na porta do Hotel tia, fica aqui pertinho...

Nessas alturas o Diego roncava alto e eu estava exausta. Porém, animadíssima com toda aquela empolgação. Só queria ficar ali perto dando meus palpites, arrumando os cabelos deles e pesquisando na Internet coisas que eles poderiam fazer para serem os mais descolados da cidade. Eu era novamente a Drizinha de 1986. Feliz, colocando meu tênis all star vermelho num pé e um azul no outro, pendurando milhares de bottons na minha jaqueta, colocando clips de papel na orelha no lugar do brinco, com minhas roupas brilhantes e coloridérrimas. Era novamente eu enlouquecida no quarto com as minhas amigas me arrumando para ver os Menudos! Lembrei dos laços, meias calças rasgadas, colares e crucifixos horrorosos estilo Madonna... Das bugigangas todas do Boy George  e dos cortes de cabelo horríveis da Cindy Lawper, que eu amava é claro! Lembrei de tanta coisa.

Depois que eles foram para a porta do hotel, consegui relaxar, mas pouco tempo depois eles ligaram:

 - Tia tem uma matinê, uma baladinha aqui perto do hotel, só entra menor de 18, é uma balada temática DELA tia, da nossa Lady... a gente pode ir? 

E eles foram! Dançaram, cantaram todas as músicas, suaram e curtiram tudo a que tinham direito... 
Pensei: agora eles dormem até amanhã. 
Mas qual? O que?
Mal chegaram e foram para Internet pesquisar, contar para todo mundo tudo que tinham visto e o que iam fazer. Eu cansada cai na cama e desmaiei...

Cinco da manhã lá estavam eles inacreditavelmente de pé. Arrumadíssimos - passaram o resto da noite se arrumando -  prontos e impecáveis para o show. 

E eu:

 - O que? Como assim já estão prontos para o show?

 - É tia a gente viu que a fila já está gigantesca... Por favor, leve a gente lá?

Com muito custo fiz os pirralhos tomarem café, passei no mercado com eles e os fiz comprar comidinhas para aguentarem o tranco. Depois os despejei na porta do Estádio do Morumbi, às 06:00. Eu não faria isso, hoje em dia, nem se Renato Russo, Michael Jackson e Freddy Mercury ressuscitassem e fizessem juntos um show. 

Enquanto eles passaram o dia todo, todinho mesmo, em baixo daquele sol infeliz, arrumadíssimos e cheio de uma empolgação que há muito eu não via, eu tive um dia tranquilo. Fiquei lembrando das maluquices todas que eu já fiz quando adolescente:  desde usar o dinheiro do lanche da escola para comprar posters, até as mentiras mais escabrosas que já inventei para minha mãe. Lembrei da minha amiga Aninha que fugiu de casa porque queria se casar com o Robby Rosa -  a mãe dela a alcançou chegando no Tietê. Lembrei das danças a tarde toda na casa da Celinha, do nosso fã clube, das farras todas ouvindo RPM a todo volume no quarto, dos cortes de cabelos e das roupas mais ridículas que poderiam existir, mas como éramos felizes!

Assim que o show acabou, e eles me ligaram, busquei dois trapinhos humanos na porta do Estádio. Estavam acabados, moídos, pareciam saídos de um trabalho forçado em alguma mina. Tinham olheiras gigantescas, os cabelos estavam pavorosos e o desodorante já tinha vencido fazia tempo. Mas, quando entraram no carro:

- Tia, hoje foi o melhor dia da nossa vida!

E no carro, antes mesmo de chegarmos em casa, finalmente dormiram.

Quando a gente tem 14, 15, 16 anos, temos uma urgência em tudo, não tem como ficar lá parado, quieto em casa esperando a hora do show. É preciso estar lá, junto dos seus iguais, é preciso estar o mais perto possível daquele momento que parece que vai ser o único e mais feliz da sua vida. E então quando crescemos, nos esquecemos de que já fizemos, ou pelo menos sentimos uma vontade enorme de fazer, isso tudo. Já fomos tão ou mais maluquinhos que eles e hoje quando os vemos, aos bandos, pelas ruas  nos esquecemos completamente da nossa mais atrapalhada, e melhor, fase da vida!

 os meninos na fila do show 



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Na Espera...

Três meses e meio!

É uma doce, e ao mesmo tempo ansiosa, espera.
Tenho andado tranquila e envolvida com o quartinho e coisinhas do bebê.

Tenho ido ao médico quase toda semana: são infinitos exames, consultas, planejamento...

No dia 16/10/12, fiz a ultra-som do primeiro trimestre tudo vai muito bem com o meu baby.



Enquanto espero estou planejando o quartinho. Comprei o bercinho, a cômoda e prateleiras brancas e cor de madeira. Quero mesclar com as coisas que já tinha no quarto de hóspedes: uma cama de madeira, uma estante e o guarda roupas. Quero integrar as coisas e deixar o quartinho bem bonitinho. Estou juntando umas ideias de blogs que vi por ai... Depois que souber o sexo do bebê vou trabalhar nos detalhes.

Também andei comprando algumas roupinhas, mas achei bem complicado fazer isso sem saber se o bebê é um menino ou uma menina. Não encontrei nada bonitinho que fosse neutro. As coisas são ou de menino ou de menina. Isso me deixou um pouco frustrada, porque queria adiantar algumas coisas, mas pelo jeito vou ter que esperar mesmo...


 Juntando ideias bacanas que achei em alguns blogs, achei algumas coisas que eu já tinha aqui em casa que vou poder aproveitar. Comecei um tapete grande de barbante e um cobertorzinho colorido. Quero que o quartinho tenha cores, mas sem sobrecarregar muito... Vamos ver depois se minhas ideias vão ficar boas.


Essa é a minha barriguinha de três meses... Que meu bebê venha com muita saúde e seja uma criança muito feliz! 





quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Gravidíssima!

 Feliz, feliz, feliz!

Eu vou ser mamãe!
Não é maravilhoso?

Os excêntricos finalmente serão papais.

A vida não é linda?


 a mamãe!
o papai!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Santa? Ninguém é, né?



Toda mulher é doida. Impossível não ser. A gente nasce com um dispositivo interno que nos informa desde cedo que, sem amor, a vida não vale a pena ser vivida, e dá-lhe usar o nosso poder de sedução para encontrar the big one, aquele que será inteligente, másculo, se importará com nossos sentimentos e não nos deixará na mão jamais. Uma tarefa que dá prá ocupar uma vida, não é mesmo? Mas além disso, temos que ser independentes, bonitas, ter filhos e fingir de vez em quando que somos santas, ajuizadas, responsáveis, e que nunca, mas nunca, pensaremos em jogar tudo pro alto e embarcar num navio pirata comandado pelo Johnny Depp, ou então virar loura e cafetina, ou sei lá, diga aí uma fantasia secreta, sua imaginação deve ser melhor que a minha. Eu só conheço mulher louca. Pense em qualquer uma que você conhece e me diga se ela não tem ao menos três dessas qualificações: exagerada, dramática, verborrágica, maníaca, fantasiosa, apaixonada, delirante. Pois então. Também é louca. E fascina a todos. Nossa insanidade tem nome: chama-se Vontade de Viver até a Última Gota. Só as cansadas é que se recusam a levantar da cadeira para ver quem está chamando lá fora. E santa, fica combinado, não existe. Uma mulher que só reze, que tenha desistido dos prazeres da inquietude, que não deseje mais nada? Você vai concordar comigo: só se for louca de pedra.
Martha Medeiros

sábado, 7 de julho de 2012

Tão Forte e Tão Perto

Coincidências? Talvez!
Hoje faz cinco anos... cinco longos anos que falei com meu avô pela última vez...
Faz cinco anos que eu disse que o amava pela última vez...
Cinco anos que o beijei na testa e disse adeus!

E hoje... cinco anos depois esse filme (Tão forte, tão perto) me atraiu na prateleira da locadora...
Peguei-o sem saber absolutamente nada sobre ele... nenhum trailer, nada!

Peguei-o simplesmente porque foi escrito por Jonathan Safran Foer, o personagem de um dos meus filmes favoritos: Everything is Illuminated, ou Uma Vida Iluminada, em português...

E o filme é lindo... um dos mais lindos que vi nos últimos tempos.
Fala de vida, de morte, de encontros... de reencontros...
Fala da relação de pai e filho... de avô!
Tantas coincidências... tantas mensagens:

"É preciso enfrentar seus medos"
"É preciso continuar a busca"

Amanhã é um outro domingo...
Cinco anos depois é domingo novamente e eu preciso enfrentá-lo!
E eu preciso continuar a busca...

E preciso agradecer por tudo!

Obrigada meu PAI... meu avô!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Quiabo Igual da Vó!

Minha vó pode ficar orgulhosa...
Meu quiabo ficou igualzinho ao dela: bem sequinho, sem nenhuma baba.
E nem precisa de tanta trabalheira como ensinaram no Globo Repórter: colocar em água fervente por cinco minutos, depois dar um choque térmico com água gelada, cozinhar sem cortar, etc...

Esquece isso tudo!
A dica da minha avó é super simples e funciona que é uma beleza:
Basta não lavar o quiabo, ela os limpa bem com um pano molhado com um pouco de vinagre.
Depois corte-os normalmente, coloque-os numa tigelinha e coloque sobre eles algumas gotinhas de vinagre ou limão e deixe descansar por alguns minutos (5 minutos é o suficiente). Depois refogue-os normalmente.

Eu faço assim:
500g de quiabos
meia cebola picadinha
sal a gosto

Refogo primeiro a cebola na manteiga
depois coloco o quiabo e o sal, mexo bem
Vou colocando água bem aos pouquinhos...
De início sai uma pequena babinha, mas no decorrer do cozimento ela some.
Fique mexendo e colocando mais água quando necessário.
Em 10 minutinhos está prontinho, sequinho, sem baba nenhuma.
=)






Experimentem e depois me contem...

segunda-feira, 2 de julho de 2012

vó e vô... inspiração!

Vó e Vô - 1953

Inspiração!

domingo, 1 de julho de 2012

manhã de domingo

 Ibira mon amour

 Crochê no parque é o que há...

 Colors...

 Colors...

 haviam flores no meio do caminho...

 ...

 pé no chão da vila...

Jesus in Sampa! Pelo precinho módico de R$ 4,50...
A curiosidade venceu o bom senso

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cores de Sexta...

Sexta é dia de ir para o office!

É dia de enfrentar o trânsito chato que tem toda sexta em Sampa...

É dia de ver o Parque, pela janela do carro, lá do outro lado da rua...

Mas sexta também é dia de comemorar a vida...

De ficar agarradinha com o meu amor...

Sexta é dia de procurar pelas cores...


  pelas cores de Modigliani... na minha mesa de trabalho...

 ou do meu mural...

da minha mesinha de cabeceira... 

pelas cores do meu crochê em andamento, jogado no meu sofá quando chego em casa!

Essas foram as minhas cores nesta sexta, 29 de junho de 2012

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Inspiração

Estou naquela época em que tudo o que eu mais gosto é sentar no meu sofazinho predileto, me enrolar na minha mantinha predileta, tomando um delicioso chocolate quente e fazer um montão de crochês.

Todo Inverno é assim: eu só quero saber da minha casinha, da minha caixa de lãs coloridas, ver filminhos, fazer coisinhas para casa, comidinhas e ficar perto dos queridos.

Como nem sempre posso fazer isso, eu fico viajando nos blogs, pesquisando coisinhas, me inspirando para quando chegar meus dias casadoiros eu poder colocar tudo em prática.

Não é uma delícia?









segunda-feira, 25 de junho de 2012

Projeto Finalizado!


Início

  
Metade do caminho


Final

mãe e fé!


mamãe e eu em dois tempos: 1975 e 2007


fé!

domingo, 24 de junho de 2012

Sunday Morning


céu azul em Sampa


queridinhas


projeto em progresso


corredor


=)

 Olívea, sempre feliz!

sábado, 23 de junho de 2012

Cinco Coisas de Hoje:

1 - Eu não fui no curso... minha garganta tá estranha, passei a manhã toda preguiçosa na cama;

2 - Caminhamos um pouco pela vila, o céu tava azulzinho, solzinho gostoso e ventinho frio;

3 - Diego me presenteou com um montão de lãs coloridas e me fez bem feliz com isso;

4 - Depois vimos um filminho juntos;

5 -Agora cá estou eu inventando uma colorida capa de almofada!




quinta-feira, 21 de junho de 2012

Programação de Inverno

O inverno chegou bem chuvoso em Sampa.
Bom para fazer todas aquelas coisas que eu gosto tanto e quase nunca tenho tempo:
Crochê, cozinhar, ver filmes, cuidar das plantinhas, decorar, estudar, escrever...


Minha listinha para esse inverno inclui:

na cozinha:
Polenta molinha com couve e carne desfiada;
Creme de Mandioquinha;
Sopa de galinha com bolinho;
Minestroni com queijo coalho;
Creme de abobrinha com bacon;
Caponata de berinjela;
Picadinho de carne com mandioca e cenoura...



na sala:
rever Modigliani, paixão pela vida com a Yagnes;
Disque Butterfield 8 - Liz Taylor;
O Maior Espetáculo da Terra - Charles Heston;
Um Lugar Qualquer;
Um Sonho em Paris;
Meu Pé de Laranja Lima;
A Carta Anônima;
A Borboleta Azul;
Perversa e Perigosa - Tia Danielle;
A Oitava Cor do Arco Íris;
Charlie Chaplin Em Busca do Ouro;
Uma Vida Nova;
Três Desejos;
Wilde;
De Salto Alto;
Paris;
Malu de Bicicleta;
Tomboy;


no quarto:
edredom de poá



no banheiro:
um montão de sabonetes da lojinha da granado



na rua:
Ir para Jundiaí comer a comidinha gostosa da tia Emília; 
Festa da Madonna Acheropitta
Campos do Jordão.


=)

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Lanche da tarde


Me comportando bem!

Segundas do meu Moleskine

Hoje resolvi começar uns posts sequenciais aqui no blog. Faz tempo que queria fazer algo assim e sempre ficava postergando. Vou tentar postar aqui coisinhas dos meus moleskines. Desde pequena tenho essa mania de escrever em caderninhos, fazer listas e guardar pequenos presentes. A maioria deles não resistiu ao tempo e às mudanças todas, mas desde 2004 tenho guardado todos.
Esse blog é o espaço onde guardo e divido as coisas que eu mais gosto, coisas que penso ou vivo, nada mais justo que abrir um espaço para meus caderninhos.

Quero dar mais atenção ao blog, cuidar melhor desse cantinho que gosto tanto.

Espero que curtam!!

nessa foto: euzinha com 1 aninho - 1973