segunda-feira, 20 de maio de 2013

Kit de Sobrevivência Pós Parto!

Todo mundo fala das maravilhas - e realmente é uma maravilha - da maternidade, mas ninguém quase nunca fala de como é complicado esse período de adaptação da mamãe e do bebê. Se você, como eu, fez um parto cesariano além dos cuidados com o bebê, tem os medicamentos e cuidados com você mesma. Não que um parto normal não requeira o mesmo cuidado, mas você passou por uma cirurgia e é preciso se cuidar.

Sobreviver às duas primeiras semanas pós parto requer um conhecimento prévio de algumas coisas, que considero essenciais, para você passar por esse momento com mais tranquilidade. 

Minhas primeiras duas semanas como uma mãe, depois de 20 anos da primeira experiência, me mostrou que realmente uma gravidez nunca é igual a outra e sim, você esquece tudo como foi a primeira vez. Não digo que foi difícil, estava tão feliz que tudo para mim estava perfeito e lindo! Mas algumas providências às pressas foram necessárias para tudo não virar uma loucura. Tomás teve icterícia e ficamos 4 dias no hospital e eu simplesmente tinha de amamentá-lo de hora em hora para ele não desidratar na fototerapia. Juntando com a noite que passei na indução antes dele nascer, foram 5 dias sem pregar o olho. Resultado: cheguei em casa exausta. Mas, nada como o aconchego do lar para nos devolver as energias.

Seguem os itens do meu kit de sobrevivência:

1 -  Sutiã de algodão confortável e de tiras largas para sustentação:
Eu não gosto daquelas parafernálias daqueles sutiãs que abrem na frente, acabam mais te atrapalhando que ajudando. Escolhi uns 3 da Duloren sem bojo e bem confortável, super fácil de tirar o seio na hora de amamentar;

2 - Pomada com Lanolina:
Acredite-me você vai precisar e vai agradecer aos céus que alguém a tenha indicado. Eu usei e ainda estou usando a Lanidrat. Proteje e cura as fissuras dos mamilos em um espaço muito curto é quase milagrosa a pomada;

3 - Absorventes / Protetor:
Se você fez cesárea não vai sangrar muito e nem muitos dias, mesmo assim é bom ter um bom estoque de Carefree, eu comprei um pacotão com 80 unidades;

4 - Camisola com abertura na frente:
Sim, você vai precisar disso se não quiser ficar erguendo a blusa ou passando raiva na hora de amamentar;

5 - Sabonete de Glicerina:
É antialérgico e mais indicado para uso no pós parto, principalmente no corte da cesárea, já que você só vai ter que lavá-lo 3x ao dia;

6 - Protetor de Seios:
Eu usei um reaproveitável que também é estimulante e não toca no bico dos mamilos, o que é um alívio! Mas muita gente usa esses descartáveis de algodão...

7 - Hidratante:
Para manter a pele em bom estado nesses dias secos;

8 - Água, água, água:
Se você pretende amamentar o seu bebê, vai ter que tomar ao menos 3 litros de água por dia para o leite não secar;

9 - Ter um estoque de comida congelada:
Foi a coisa mais acertada que eu fiz antes de ir para a maternidade, por mais que você tenha ajuda, o bebê nesses primeiros dias requer tanta atenção que você vai agradecer ter alguma comida guardada e não ter que pensar nisso;

10 - Elásticos de Cabelo:
Tenha vários, muitos, porque nem sempre você vai conseguir cuidar dos cabelos e ter um elástico à mão, se você tem cabelos longos, vai ser sua salvação;

11 - Um banquinho de plástico:
Para deixar no banheiro... nos primeiros dias você vai estar tão cansada que se sentar em baixo do chuveiro será uma benção...

12 - Travesseiros:
Tenha vários, vai ajudá-la a dormir melhor e na hora de amamentar;

13 - Uma caminha auxiliar (daquelas que se encaixam na sua cama):
Eu não comprei, mas improvisei uma usando o sofá e o colchão do berço. Nessas duas primeiras semanas você vai estar cansada e tendo que levantar para amamentar, nada melhor que ter o bebê ali do lado bem fácil. Isso vai ser mais útil para você do que para ele;

14 - Um quadro de avisos:
Para colocar a listinha de tudo que vai ter que fazer nessas duas primeiras semanas. São tantas coisas: hora´rio de amamentar, de tomar medicação, do banho bebê, da alimentação da mãe, lista de alimentos permitidos e não permitidos, banho de sol do bebê, sol nos mamilos, etc...

15 - Um marido (namorado, mãe, vó, tia, amiga, vale qualquer pessoa em que você possa confiar cegamente) maravilhoso!
Eu não sei o que seria da minha vida sem o Diego... provavelmente não teria sobrevivido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário